domingo, 25 de novembro de 2012

Comentários, física:

-http://brunaoliveira2012.blogspot.com.br/
-http://giubodanese.blogspot.com.br/

Energia


           Para muitos cientistas, a energia é algo considerado impossível de definir, dizem que é um conceito independente. Também, é dito que, apenas pode-se saber o que não é energia. Assim como já apresentado no blog da professora, energia é tudo que possa realizar um trabalho, um movimento. Porém, além dessa ideia vasta da definição de energia, existem vários tipos dela, alguns são considerados limpos e renováveis, outros, podem causar males ao meio ambiente e aos seres vivos.
            A energia hidráulica é a que provém da força da água, o processo de produção baseia-se em uma grande quantidade de água que atinge turbinas as quais provocam eletricidade para a população próxima. A energia eólica começou nos anos 70, devido à falta de petróleo, consiste na utilização da força do vento para alimentar os geradores e produzir energia, no Brasil, sua produção chega a 143.000 megawatts. A energia nuclear vem do processo de reação denominado fissão, que divide um átomo pesado em dois ou mais fragmentos, esse processo finaliza em grandes quantidades de energia. A energia solar provém do Sol, ela é responsável pela geração de dois tipos de energia, térmica, na qual coletores de luz solar se misturam á água e produzem energia, e fotovoltaica, na qual painéis denominados ‘painéis fotovoltaicos’ absorvem a luz solar e produzem energia. Por fim, a energia termelétrica, que utiliza de matérias como carvão, petróleo, gás natural e etc., produzindo, a partir deles, energia.
            Energia renovável é a que provém de qualquer recurso natural e que seja abastecida pela própria natureza. Das energias citadas no parágrafo acima, a eólica, a solar, a hidráulica e a termelétrica são consideradas renováveis por utilizarem de matérias naturais e, consequentemente, renováveis. Por energia limpa, entende-se as que não produzam resíduos para poluir o meio ambiente, como gases poluentes que geram o efeito estufa do aquecimento global. Das energias apresentadas aqui, apenas eólica e solar são limpas. A energia nuclear é uma das piores fontes de energia existentes, não é limpa, não é renovável e tem um grande número de acidentes os quais deixam rastros por muitos anos.
            Em minha opinião, as formas de energia que menos prejudicam o ambiente podem ser duas, a eólica e a solar, porém, a energia que provém dos ventos é muito complicada de produzir e a solar é muito cara. Acredito que, algumas formas de energia tem de ser analisadas e repensadas, este é um tópico que não deve ser deslocado de qualquer discussão sobre o meio ambiente e aquecimento global. Os grandes países devem parar de investir em futilidades e colocar dinheiro naquilo que, realmente, possa ajudar o mundo, formas de energia mais limpas.