quarta-feira, 11 de abril de 2012

A Sociedade Atual


            Na sociedade em que vivemos, as influencias sociais vem desde que nascemos até a nossa morte. Em nenhum momento de sua vida, um indivíduo para de socializar e aprender com essa sociedade.
         A criação de um indivíduo depende do meio em que nasce e começa a se socializar, esse é o sistema de socialização. Por exemplo, se um indivíduo nasce no meio de violência, como na canção de Chico Brito, ele irá começar a socializar nesse meio e acabar praticando as mesmas ações que seus meios de influencia. Já em outro caso, se o indivíduo nasce em um meio pacífico e tem uma criação social, diferente daquele citado anteriormente, ele terá um modo de vida divergente, estudando, trabalhando duro para que consiga sobreviver.
         E esse é o sistema que não conseguimos ‘quebrar’, tendo que aprender de um jeito e fazer desse jeito em nossa vida de acordo com a sociedade. Aqueles que tentam mudar esse sistema acabam se dando mal, pois é assim que está a sociedade hoje, infelizmente.
         Eu concordo com o trecho da música de Geraldo Vandré, “quem sabe faz a hora, não espera acontecer”, mas apenas em partes, pois depende em que sentido essa ‘hora’ está inserida, se for a hora de crescer na vida, acredito que um indivíduo pode sim fazer a sua hora, mas se for a hora de modificar algo na sociedade, creio que será muito mais difícil. E é nesse sentido que está a questão da nossa liberdade, atualmente, no mundo, alguns países ainda tem a terrível ditadura, como que no século XXI, com toda a questão mundial de liberdade de expressão e potencias mundiais cada vez mais liberais, um país tem uma forma de governo que não permite essa liberdade? Eu penso que o mundo tem que ser liberal, um cidadão faz o que quiser, claro que temos que ter regras para certas coisas e líderes para certas coisas. Enfim, nosso sistema de liberdade ainda é pequeno ao meu ponto de vista. Poucas pessoas tentam desviar dessa linha de liberdade, protestam e tentando mudar a sociedade, o sistema da sociedade, o número desses cidadãos ainda é muito pequeno para ocorrer uma verdadeira alteração social.
         Uma sociedade está sempre em mudança, seus cidadãos também. O problema que encontro em tudo isso é que todos nós temos que seguir esse ’trilho’ social e muitas vezes não é o que queremos.