quarta-feira, 11 de abril de 2012

A Sociedade Atual


            Na sociedade em que vivemos, as influencias sociais vem desde que nascemos até a nossa morte. Em nenhum momento de sua vida, um indivíduo para de socializar e aprender com essa sociedade.
         A criação de um indivíduo depende do meio em que nasce e começa a se socializar, esse é o sistema de socialização. Por exemplo, se um indivíduo nasce no meio de violência, como na canção de Chico Brito, ele irá começar a socializar nesse meio e acabar praticando as mesmas ações que seus meios de influencia. Já em outro caso, se o indivíduo nasce em um meio pacífico e tem uma criação social, diferente daquele citado anteriormente, ele terá um modo de vida divergente, estudando, trabalhando duro para que consiga sobreviver.
         E esse é o sistema que não conseguimos ‘quebrar’, tendo que aprender de um jeito e fazer desse jeito em nossa vida de acordo com a sociedade. Aqueles que tentam mudar esse sistema acabam se dando mal, pois é assim que está a sociedade hoje, infelizmente.
         Eu concordo com o trecho da música de Geraldo Vandré, “quem sabe faz a hora, não espera acontecer”, mas apenas em partes, pois depende em que sentido essa ‘hora’ está inserida, se for a hora de crescer na vida, acredito que um indivíduo pode sim fazer a sua hora, mas se for a hora de modificar algo na sociedade, creio que será muito mais difícil. E é nesse sentido que está a questão da nossa liberdade, atualmente, no mundo, alguns países ainda tem a terrível ditadura, como que no século XXI, com toda a questão mundial de liberdade de expressão e potencias mundiais cada vez mais liberais, um país tem uma forma de governo que não permite essa liberdade? Eu penso que o mundo tem que ser liberal, um cidadão faz o que quiser, claro que temos que ter regras para certas coisas e líderes para certas coisas. Enfim, nosso sistema de liberdade ainda é pequeno ao meu ponto de vista. Poucas pessoas tentam desviar dessa linha de liberdade, protestam e tentando mudar a sociedade, o sistema da sociedade, o número desses cidadãos ainda é muito pequeno para ocorrer uma verdadeira alteração social.
         Uma sociedade está sempre em mudança, seus cidadãos também. O problema que encontro em tudo isso é que todos nós temos que seguir esse ’trilho’ social e muitas vezes não é o que queremos.

6 comentários:

  1. Pedro, acho que seu ponto de vista social é muito grande, abordando várias coisas que realmente acabam acontecendo em sociedade.
    Eu concordo plenamente com você no trecho "Uma sociedade está sempre em mudança, seus cidadãos também", eu acho que isso acaba acontecendo diariamente. Enfim muito bem feito seu trabalho.
    Parabéns!!

    ResponderExcluir
  2. Pedro, eu acredito que o seu trabalho está muito bom. Você explicou a sua opinião com clareza e consistência.
    Eu discordo quando você afirmou "se um indivíduo nasce no meio de violência, como na canção de Chico Brito, ele irá começar a socializar nesse meio e acabar praticando as mesmas ações que seus meios de influencia. Já em outro caso, se o indivíduo nasce em um meio pacífico e tem uma criação social, diferente daquele citado anteriormente, ele terá um modo de vida divergente, estudando, trabalhando duro para que consiga sobreviver."
    Eu acredito que o meio em que a pessoa vive com certeza afeta a sua escolha, todavia a decisão está em nossas mãos. No caso do personagem da música, ele ter nascido no morro em meio a violência obviamente afeta a sua criação, porém se ele vai roubar a escolha é dele. A mesma situação é a da pessoa que se criou em um meio pacifico. A tendência é ela ser pacífica, mas a escolha é dela. Se fosse como você disse todos que moram no morro seriam ladrões.
    Parabéns, pelo ótimo trabalho.

    ResponderExcluir
  3. Olá Pedro, suas ideias foram muito bem colocadas no texto, tanto que quase me fizeram rever meus conceitos sobre esse assunto.
    Mas, devo discordar quando diz que uma pessoa que nasce em uma favela, em um ambiente violento ira se tornar um bandido também e uma pessoa que nasça em uma ambiente calma, como o nosso ira estudar, trabalhar etc, pelo simples fato de que quantas pessoas do nosso meio não vemos usando drogas, traficando? e quantas pessoas de comunidade que convivem com a violência não vemos em programas sociais estudando, dando duro e conseguindo ter uma vida honesta?
    Enfim, era isso, parabéns pelo trabalho.

    ResponderExcluir
  4. Em primeiro lugar, parabéns pelo seu trabalho! Você soube deixar claro suas idéias. Concordo com a tua frase "Aqueles que tentam mudar esse sistema acabam se dando mal, pois é assim que está a sociedade hoje, infelizmente." Isso tudo é verdade, mas é melhor viver lutando, correndo o risco de se dar mal do que levar a vida no sedentarismo social e no comodismo porque se a gente fica no medo e não lutar as mudanças nunca ocorrerão. E assim, como o Steffano discordo daquela sua afirmação. Abraço e Jah Bless

    ResponderExcluir
  5. gostei muito do texto, a introdução me chamou atenção, não concordo quanto a frase "todo mundo deve ser liberal" pois na minha opinião, muita gente não sabe o que fazer com a liberdade que lhes é dada. o final do texto também está muito bom, gostei muito do ultimo parágrafo "Uma sociedade está sempre em mudança, seus cidadãos também. O problema que encontro em tudo isso é que todos nós temos que seguir esse ’trilho’ social e muitas vezes não é o que queremos."

    ResponderExcluir